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5 Dicas para aumentar a produtividade em home office.

Perante o momento que o mundo está a viver com o COVID-19, o home office passou a fazer parte da vida de muitas pessoas.

Empresas e escritórios tiveram pouco tempo para adaptar-se a este sistema de trabalho todos os dias da semana. Além disso, muitas pessoas também encontram dificuldades em seguir este regime pela falta de hábito. Mas, com algumas dicas, é possível acostumar-se mais facilmente e ser tão produtivo como no escritório.

Apresentamos algumas dicas:

1- Escolha um local de trabalho apropriado.

Priorize sempre um ambiente iluminado e longe de distrações como; a televisão, o telefone e onde há um grande fluxo de pessoas. Além disso, mesa e cadeira adequadas, confortáveis e com a altura correta são essenciais para manter uma boa postura.

2- Verifique a internet e o computador antes de começar.

Para evitar equívocos no horário de trabalho, é imprescindível conferir se a internet está a funcionar bem e se não há problemas com o aparelho. Caso haja alguma dificuldade, o chefe deve ser comunicado para encontrarem uma solução dentro dos possíveis.

3- Acorde um pouco mais cedo e seja rigoroso com os horários.

É importante manter a sua rotina matinal do mesmo modo como fosse sair para o trabalho. No home office, acordar um pouco antes do horário de entrada é uma boa estratégia para organizar-se, e tomar um café antes de iniciar o trabalho, assim não há como não começar o dia com boa disposição. Também é crucial ser pontual no horário de almoço e não prolongar muito o tempo de trabalho, para evitar sobrecarga.

4- Estabeleça um ponto de contacto.

Separar a vida pessoal da profissional em casa é um desafio! Por exemplo, o uso pessoal das redes sociais, pode ser uma forte distração ao longo do horário de trabalho e interferir na produtividade. Por isso, reduza ou evite o uso das mesmas para estar em contacto com os colegas de trabalho, a família ou amigos. Opte por estabelecer um ponto de contacto, de modo a que, organize-se com a sua equipa para que, todos estejam dentro do alinhamento, como também estar informado sobre a sua vida pessoal.

5- Faça pausas regulares.

No escritório, as pausas ao longo do dia acontecem de forma natural. Como por exemplo, sair para almoçar, fazer uma pequena pausa para tomar um café ou para um lanche, ajudam a sair temporariamente da frente do computador e refrescar a mente.

No entanto, em casa, os estímulos externos à pausa deixam de se fazer sentir. Por isso, é importante organizar pequenos intervalos ao longo do dia, além da hora de almoço.

Fazer uma pausa de 10 minutos a cada hora é o suficiente para fazer um café e comer algo, para alongar ou até mesmo caminhar um pouco dentro de casa. Deste modo, vai sentir as ideias a fluir e ter um dia mais produtivo.

O momento é de adaptação para muitas pessoas, porém, se seguir as dicas e focar-se nas metas, é possível chegar ao final do dia e da semana com todas as tarefas realizadas com sucesso.

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